terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Perdido em Zhuhai I

Este fim de semana coloquei pela primeira vez os meus dois pés na China, para ser mais especifico em Zhuhai (Zona Económica Especial), província de Guangdong que faz fronteira com Macau; para terem uma ideia a cidade tem aproximadamente 1 milhão e 400 mil habitantes. Coisa pouca.

A principal cidade da Província de Guangdong é Guangzhou (Cantão como é conhecida no Ocidente); baralhados? Pois também eu; nesta província vizinha vivem aproximadamente 100 milhões de pessoas. Assustados? Também eu. Ah é verdade a Província tem apenas 179000 kms2, quase o dobro da área de Portugal Continental.
É por isso que agora porto-me bem, sempre!!!

Tudo isto para vos dizer que Zhuhai é o paraíso para quem gosta de fazer compras; primeira etapa, tirar um visto (150 yuan), fazer palhaçadas - consegui pôr dois funcionários a sorrir depois de gritar Mao Tse Tung, mas falhei na senhora policia que não gostou nada da brincadeira – e uma cara séria para uma foto para ficar registado nos serviços centrais. Portar bem, sempre!!

Segunda e ultima etapa, fila de visitante e fazer fronteira, fácil fácil. Estou na China.