quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Perdido em Zhuhai II

Estou envergonhado; primeira vez na China e passei o tempo todo num centro comercial (não é bem um centro comercial mas também não é um mercado). Perdoem-me por estar a ser repetitivo, mas era uma mar de gente. Muita gente.

No centro comercial consegue-se encontrar de tudo, ou quase tudo.
Claro que as marcas não estão representadas; digamos que existe uma marca própria .
Relógios, e mais relógios para todos os gostos. Marcas conhecidas e famosas a um bom preço. Coleccionadores cheguem-se à frente e aproveitem.

Para as senhoras que gostam de malas (viagem, tiracolo, para as criancinhas) existe uma vasta panóplia de escolha. E de qualidade.
Para quem procura qualidade existe sempre uma porta secreta à espera das palavras magicas, Abre-te Sésamo!!

O meu calcanhar de Aquiles, foram os DVDs; parecia que tinha entrado no Matrix e pedido ao Tank; films lot of films.
Boa qualidade e um grande pequeno preço; perdida a mente na imensidão de títulos disponíveis; fiquei extasiado com a colecção do Family Guy (Season 1 to 7) e não resisti, toma lá 180 yuan e não se fala mais nisso. Será que fui enganado?

Fica a promessa de voltar à loja dos sonhos - caso não tenha sido vilipendiado – para mais umas compras.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Perdido em Zhuhai I

Este fim de semana coloquei pela primeira vez os meus dois pés na China, para ser mais especifico em Zhuhai (Zona Económica Especial), província de Guangdong que faz fronteira com Macau; para terem uma ideia a cidade tem aproximadamente 1 milhão e 400 mil habitantes. Coisa pouca.

A principal cidade da Província de Guangdong é Guangzhou (Cantão como é conhecida no Ocidente); baralhados? Pois também eu; nesta província vizinha vivem aproximadamente 100 milhões de pessoas. Assustados? Também eu. Ah é verdade a Província tem apenas 179000 kms2, quase o dobro da área de Portugal Continental.
É por isso que agora porto-me bem, sempre!!!

Tudo isto para vos dizer que Zhuhai é o paraíso para quem gosta de fazer compras; primeira etapa, tirar um visto (150 yuan), fazer palhaçadas - consegui pôr dois funcionários a sorrir depois de gritar Mao Tse Tung, mas falhei na senhora policia que não gostou nada da brincadeira – e uma cara séria para uma foto para ficar registado nos serviços centrais. Portar bem, sempre!!

Segunda e ultima etapa, fila de visitante e fazer fronteira, fácil fácil. Estou na China.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Começa por M

Esta semana tem sido aprazível e libertadora; acho que começo a ficar imbuído de espírito oriental (arre também já passaram 21 dias).
Ontem e pela primeira vez na vida fui fazer um treino de futebol de 11; para não variar tive azar. Saiu-me um miúdo dos seus vinte anos que parecia a formiga atómica. Raio de míudo.


Hoje nem me consigo mexer, peso da idade e da falta de exercício ao longo de 3 décadas.
Assim, nada melhor que uma massagem oriental; o local, difícil de escolher mas não de encontrar. Táctica; óculos escuros e 30 minutos de vigilância para 3 possíveis lojas de massagens, que ficam situadas em prédios que parecem geridos por tipos que não gostam de ser incomodados durante a sua refeição de noodles. Enchi os pulmões de coragem, apontei ao alvo (aquele que parecia mais conveniente e o único que tinha fotos), e cá vai disto. Lobby de entrada e logo rodeado por mulherio.
Vergonha, muita vergonha; desculpem pensei que era a entrada para a mercearia. Too late.
Após 45 minutos de uns bons tabefes nas costas e de uma sessão de tortura aos dedos dos pés, estou um homem novo. E tudo isto por 9 euros…estou a começar a gostar da vida a Oriente.